quinta-feira, 27 de agosto de 2009

fórum de artes gráficas

Achei esse fórum por acaso. Ótimo para pesquisas rápidas.

sábado, 22 de agosto de 2009

aula sobre acabamento




Mandarei o pdf da aula para o e-mail da turma. Já falei, mas vou repetir, não esqueçam de ler pelo menos um desses livros. Não li nenhum deles completamente, mas preferi o "impressão e acabamento", ele é mais atualizado e dinâmico.

utilizando tecido ou papel


Muitos projetos gráficos são realizados com técnicas artesanais, utilizando tecido ou papel. Alguns são completamente artesanais, enquanto outros são editados no computador. O livro "Papéis e Panos" é ótimo para aqueles que querem aprender mais como executar as técnicas e conhecer os materiais necessários.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Zoopress studio
















"Livros não são apenas um grupo de folhas entre duas capas. Eles possuem identidade, alma e personalidade, expressas não somente em seu conteúdo, mas também na sua forma. Estão presentes na sutileza e engenhosidade das suas costuras, na harmonia das combinações de materiais, no seu jogo de cores e texturas...

A Zoopress é um atelier de encadernação que compreende esta história e, guiado por um profundo respeito e paixão pelos livros, apresenta uma produção que resgata técnicas cçássicas de encadernação e cartonagem, em uma roupagem conteporânea e original.

Combinando elementos fundamentais do design- forma e função- nossa linha de produtos é desenvolvida com os melhores materiais, em um processo 100% artesanal, que reune perfeccionismo técnico, criatividade e originalidade."

Rosa Guimarães faz excelentes cadernos e álbuns usando técnicas artesanais de encadernação. Vale a pena visitar o seu flickr.

encadernação cruzada

A técnica de encadernação cruzada foi desenvolvida por Carmencho Arregui na década de 90. É um tipo de encadernação com costura aparente e que não precisa de cola. Além de ser prática de fazer é possível acrescentar cadernos depois de pronta.

BookArtsWeb




Ótimo site para pesquisa sobre técnicas de encadernação. Apesar de ser um pouco complicado, ele é bastante completo. Oferece vários links sobre o assunto, tutorial de algumas técnicas, parte histórica, materiais necessários... enfim, o conteúdo é bem extenso.
Obs: o site é em inglês.

bem- vindo

Esse blog foi criado para servir como fonte de pesquisa, troca de idéias e divulgação de projetos desenvolvidos pelos alunos de técnicas de impressão e produção gráfica, do curso de design gráfico do IFPE.